Desenvolvedora: Square
Publicadora: Square
Plataforma(s): NDS
Data(s) de lançamento:
Gênero(s): RPG
Modos de jogo: Single Player
Número de jogadores: 1
Chrono Trigger é um jogo de RPG para videogame. Foi lançado para Super Nintendo no Japãoem Março de 1995, e um port para PlayStation foi lançado em Novembro de 1999. Uma versão do jogo para o console portátil Nintendo DS foi lançada em 25 de Novembro de 2008 no Japão e um dia depois nos EUA.
Chrono Trigger é um jogo de RPG para videogame. Foi lançado para Super Nintendo no Japãoem Março de 1995, e um port para PlayStation foi lançado em Novembro de 1999. Uma versão do jogo para o console portátil Nintendo DS foi lançada em 25 de Novembro de 2008 no Japão e um dia depois nos EUA.
O jogo foi desenvolvido por uma equipe que foi apelidada de Equipe dos Sonhos (The Dream Team): Hironobu Sakaguchi (produtor da série Final Fantasy), Yuji Horii (diretor da série de jogos Dragon Quest), Akira Toriyama (criador de mangás famosos, como Dragon Ball e Dr. Slump), o produtor Kazuhiko Aoki e Nobuo Uematsu (músico de Final Fantasy). Toda a equipe trabalhou com a idéia de que este jogo teria de ser revolucionário, envolvendo múltiplos fins, uma história dramática, um bom sistema de batalhas e belos gráficos. No jogo há inúmeras referências a eventos e nomes de mitologias, lendas e História. A trilha sonora de Chrono Trigger rendeu um CD triplo no Japão, tornando-se uma das trilhas de video-games de maior sucesso da história. Este trabalho foi a estréia do compositor Yasunori Mitsuda, que contou com o auxílio do veterano Nobuo Uematsu, responsável por outras trilhas de jogos clássicos da Square como Final Fantasy e Secret of Mana.
Características de jogabilidade
- Crono, o personagem principal de Chrono Trigger, é um protagonista silencioso, pois o jogador só vê as falas dos outros personagens, apesar de ficar evidente que Crono fala com eles.
- O jogador pode escolher entre dois modos de batalha:
- Modo Espera: No modo espera enquanto os personagens do jogador usam técnicas ou itens, os inimigos esperam o jogador escolher a(o) melhor no menu sem atacar. A ordem dos três personagens que dará o golpe se dá pela velocidade de cada um;
- o Modo Ativo: Os inimigos não esperam para lançar seus ataques enquanto o jogador escolhe a melhor estratégia no menu de técnicas ou itens.
- Nas batalhas, as ações possíveis são:
- Atacar com a arma equipada pelo jogador;
- Usar itens, como poções para recuperar pontos de vida (HP), recuperar pontos de magia e curar-se de doenças;
- Invocar técnicas, que podem ser de força ou de magia, e conforme os personagens vão evoluindo em conjunto, passam a possuir técnicas de ataque em dupla e em trio.
- Dica: É sempre bom usar Técnicas de cura, a fim de recuparar seu HP, para isso, ultilize personagens como Frog, lembrando que, para se mudar de pesonagens, tem de se estar no meio do jogo, e já ter passado pelo End of Time (Fim dos Tempos)
- O jogo não inclui batalhas no mapa aéreo de visão do mundo (overworld map), que eram muito comuns em outros RPG's dessa época (isso significa que os monstros não aparecem "do nada", como acontece com outros RPG's). Em vez disso, monstros só aparecem dentro das áreas de visão "normal", onde podem ser vistos e possivelmente evitados, se o jogador desejar. Em caso de encontro, contudo, os inimigos saltam para o combate imediatamente na tela, ao invés de o jogo mudar para uma tela de batalha genérica.
- Uma característica da engine de Chrono Trigger é seu sistema de rastreamento de eventos, que é utilizado para
- Atualizar o título do capítulo que aparece quando se salva o jogo;
- Modificar certos diálogos dos personagens;
- Alterar mapas conforme a posição na história.
- Alguns jogadores consideram um dos principais problemas do jogo sua curta duração. São necessárias de 13 a 20 horas para completar o jogo, o que é um tempo muito curto para um jogo de RPG do console SNES. Para mitigar o problema da duração, os desenvolvedores do jogo criaram múltiplos finais, alguns dos quais secretos, combinados com o recurso "New Game+". Uma vez que o jogo é terminado, o jogador pode escolher recomeçar a história com os dados dos personagens da sessão anterior, mantendo níveis, técnicas aprendidas e equipamento adquirido. Dinheiro e alguns itens especiais, contudo, não são mantidos. Essa opção de jogo também permite confrontar o chefe final praticamente a qualquer hora na história do jogo, através de um portal de atalho.
- O progresso do jogador na história até então determina qual dos 13 finais diferentes (alguns com pequenas diferenças, dependendo das escolhas realizadas no jogo) será visto. Dez deles só podem ser acessados através do uso do recurso New Game+.
Enredo
História do jogo
Info Aviso: Este artigo ou seção contém revelações sobre o enredo (spoilers).
Crono começa o jogo no Reino Guardia, no ano 1.000 DC, onde sua mãe o acorda e ele vai para a Feira do Milênio. Lá, ele conhece uma garota chamada Marle, que se torna amiga dele, e passam a andar juntos.
Na feira eles são convidados a testar a nova invenção de Lucca, melhor amiga de Crono. Essa nova invenção é uma máquina de teletransporte, que Chrono testa com sucesso. Marle também a testa.
O pingente usado por Marle começa a brilhar no instante do funcionamento da máquina, e, de repente, ela é sugada para dentro de um misterioso portal. Crono e Lucca vão atrás dela, e vão parar na "Idade Média" (Middle Ages, 600 DC), onde eles descobrem que a Rainha Leene, que estava desaparecida, foi encontrada.
Crono vai até o castelo de Guardia, e descobre que a Rainha Leene encontrada, era na verdade Marle. Nisso, Marle desaparece em um raio cegante de luz. Lucca conclui que Marle na verdade era a Princesa Nadia do tempo deles, e muito parecida com a rainha do ano de 600 DC. Como a corte de Guardia encontrou Marle pensando ser Leene, as buscas pela rainha foram suspensas, o que levaria a morte de Leene em um futuro próximo, e por consequência, a de sua decendência inteira, incluíndo a própria Marle. Crono e Lucca vão então em busca da verdadeira rainha, para então consertar a história. Eles conseguem cumprir a missão com a ajuda de Frog, um homem-sapo.
Usando a Gate Key de Lucca, Crono leva Marle de volta ao Castelo Guardia de seu tempo. Entretanto, o Chanceler de Guardia acusa Crono de tentar sequestrar a princesa. Como resultado, o chanceler condena Crono à morte. Com a ajuda de Lucca, ele consegue fugir da prisão, e Marle foge junto com eles para um portal que estava escondido na floresta que rodeia o castelo.
Viajando no portal, eles vão parar no futuro (2.300 D.C.), onde o mundo está em ruínas. De um computador dessa época eles vêem um vídeo do ano de 1999 A.D., que mostra um parasita alienígena, chamado Lavos, emergindo do fundo do planeta, e o destruindo completamente. Então, Marle convence Crono e Lucca a continuarem a viajar pelo tempo, a fim de evitar que Lavos destrua o futuro.
Pelo desenrolar do jogo novos amigos entram no time de Crono, como o robô nomeado Robo, uma mulher da pré-história chamada Ayla, e umhomem-sapo chamado Frog. Opcionalmente, Magus, um dos antagonistas do jogo, pode entrar no time.
Personagens
- Crono: é o protagonista do jogo. Mora com sua mãe no vilarejo de Truce, governado pelo Rei Guardia XXXIII, no ano de 1000 A.D..
- Marle: é a princesa de Guardia. Seu nome verdadeiro é Nadia, e ela vive em pé-de-guerra com seu pai, o rei, no ano de 1000 A.D.
- Lucca: é uma genial inventora, habitante de Truce em 1000 A.D. e amiga de Crono. Valendo-se de sua inteligência e criatividade, como seu pai, Lucca é capaz de fazer invenções, como a Gate Key, que é usada para abrir os portais temporais espalhados pelo mundo.
- Frog: é um cavaleiro do reino de Guardia em 600 A.D., cujo verdadeiro nome é Glenn. Ele era escudeiro de Cyrus, um "Cavaleiro da Távola Quadrada". Glenn foi transformado em um sapo antropomórfico por Magus. Feitiço o qual é reversível em um dos finais opcionais.
- Robo: é um robô criado para auxiliar humanos e secretamente estuda-los como uma espécie inferior em Proto Dome. Quando a equipe o encontra(ano de 2300 A.D) ele está desativado e danificado, mas com sua inteligência excepcional, Lucca consegue consertá-lo. Após a reativação, une-se à equipe, mas esquece de várias coisas importantes, como o lugar em que nasceu. Seu número de série é R-66Y.
- Ayla: é a chefe da tribo Ioka em 65.000.000 B.C. Seu povo está em guerra constante com os Reptites, uma raça evoluída e inteligente de répteis misturados com humanos.
- Magus: é um feiticeiro de Zeal e irmão de Schala que foi separado de sua família por Lavos e pela Rainha Zeal que é corrompida pelo mesmo. Ele busca encontrar Lavos e destruí-lo como vingança. Seu nome verdadeiro é Janus.
Períodos de tempo
Em Chrono Trigger o presente está no ano 1000 A.D. Deste ano, os personagens podem visitar seis eras diferentes, ou via portais, ou viaEpoch (uma máquina do tempo também denominada Wings of Time). Nesses períodos de tempo, os personagens realizam vários eventos e embarcam em diferentes desafios enquanto procuram aliados na luta contra Lavos.
65.000.000 B.C. (Pré-História)
A era pré-histórica é um período onde co-existem duas espécies majoritárias: os Reptites e os Humanos, em constante conflito.
Os Reptites são uma mistura genética de répteis com humanos, e se consideram superiores aos humanos. Seus líderes residem na torre chamada Tyrano Lair, e são destruídos quando Lavos cai do espaço no local. A queda de Lavos no planeta marca o início de uma era glacial e a extinção dos Reptites.
12.000 B.C. (Idade das Trevas)
Na idade das trevas de Chrono Trigger, a raça humana está dividida entre os magos, que se dizem educados e poderosos, e que vivem em uma espécie de plataforma flutuante (Zeal), acima da tempestade e da neve do período glacial, chamando-se assim de "Enlighted Ones" (Os Iluminados); e os sem poderes mágicos, sem educação, que moram em cavernas na superfície congelada e escura do planeta. São denominados "Earthbound Ones".
Este é o período em que nasceram Janus (Magus) e sua irmã Schala, as crianças da família real. Quando a procura pela imortalidade daRainha Zeal acaba despertando Lavos, ela acaba indiretamente destruindo a civilização dos Enlighted Ones e seu reino flutuante, forçando os sobreviventes a conviverem junto aos humanos comuns.
É nessa época que vivem os três gurus: Melchior, o Guru da Vida, Belthasar, o Guru da Razão e Gaspar, o Guru do Tempo (uma alusão feita aos Três Reis Magos).
600 A.D. (Idade Média)
Essa época está dividida na luta entre monstros, chamados Místicos, e humanos. Os Místicos são liderados por Magus e seus três servos:Ozzie, Slash e Flea. Glenn e seu mentor, Cyrus, vivem nessa época. Glenn é Frog quando ainda era humano. Quando Magus mata Cyrus, ele também lança um feitiço sob Glenn, transformando-o em homem-sapo. Glenn então se esconde e auto denomina-se Frog e entra na luta contra as forças de Magus, para vingar a memória de seu mestre. Glenn é o cavaleiro-guardião da Rainha Leene.
1000 A.D. (Presente)
É a época onde começa o jogo. Há uma certa estabilidade no mundo, onde os Místicos vivem isolados dos humanos. É nessa época que vivemCrono, Marle e Lucca.
1999 A.D. (Dia de Lavos)
Neste período Lavos desperta e emerge do fundo do planeta, destruindo tudo em seu caminho. É impossível andar por esse cenário, só podendo batalhar com Lavos. Se o jogador perder a batalha, o apocalipse virá a acontecer e o final acaba com a frase "But the Future is refused to change" ("Mas o futuro recusou-se a mudar").
2300 A.D. (Futuro)
Após o Apocalipse, humanos e místicos quase foram extintos. Alguns deles vivem em abrigos denominados domos, antes utilizados por outros fins. O mundo se tornou um deserto imenso, o céu tem constantes tempastades de raios e areia, alimento e água doce são raros. A única forma de se recuperar é passando alguns segundos dentro de máquinas denominadas "Enertron", que fazem com que a pessoa recupere todas as energias, como se tivessem dormido uma noite inteira, porém a pessoa continua com fome. Os sobreviventes apenas esperam pela morte. Roboentra no time neste período, quando os heróis o encontram destruído e Lucca o conserta.
Fim do Tempo (The End of Time)
O Fim do Tempo não é exatamente uma data, mas sim um lugar onde todo o tempo acaba. Não há nada nesse lugar, a não ser uma pequena área onde existem pilares de luz que servem como portais do tempo.
Nesse lugar existem dois habitantes: Spekkio, o Mestre da Guerra; e um velho senhor, Gaspar, o guru do tempo.
Trilha sonora
Em 2005, um grupo de músicos lançaram o álbum Chrono Symphonic - A Cinematographic Interpretation, uma interpretação eletrônica e orquestral dos temas incidentais do jogo originalmente compostos por Yasunori Mitsuda, Nobuo Uematsu e Noriko Matsueda.
Versões do jogo
A versão para Play Station e Nintendo DS possuem os mesmos gráficos e sons da versão de Super Nintendo, mas ambas possuem a adição deCG, que são vídeos animados que mostram cenas da história do jogo. A versão de PS1 foi vendida num pacote chmado Final Fantasy Chronicles, que contém o Chrono Trigger e Final Fantasy IV; esta versão recebeu críticas por causa do longo tempo de loading que tinha que esperar toda vez que chamar o menu do jogo. A Versão DS foi adaptada para se jogar com as duas telas do aparelho, além de melhorias no texto.
Outros jogos
Existem dois jogos que dão continuidade à história de Chrono Trigger. O primeiro deles, Radical Dreamers, foi lançado para Super Nintendo, podendo ser habilitado através do acessório Satellaview. O segundo, Chrono Cross, foi desenvolvido para Playstation.
Esse artigo foi retirado de Wikipédia
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